Transposição de águas no mundo


Seguem abaixo alguns comentários sobre transposição de água no mundo, extraídos da lista de discussão [watermedianetwork], para seu conhecimento, com o e-mail dos autores para o contato de interessados em obter mais informações a respeito (escreva-lhes em inglês). Coordenação do Fonte d´Água.

Negócio do futuro

“Imagine daqui a 20 anos, quando a população mundial estiver passando os 9 bilhões: a exportação de água será um negócio melhor do que a exportação de petróleo, um outro fluido que existe em um lugar e é consumido em todo o mundo.
Isso me lembra as afirmações de um especialista em uma conferência de água na Argentina: “o tempos está chegando, em que um litro de água custará mais do que um litro de petróleo”. Parte disso é verdade agora e será cada vez mais nos dias que virão.”

Comentário de Sultan Barq - sbarq@yahoo.com

Filipinas

“Nas Filipinas, a ilha de Cebu está planejando comprar água da ilha de Bohol. A idéia é represar o rio Inabangga em Bohol, colocar um cabo submarino que transportará a água do rio, indo para Cebu na Filipina central.”

Comentário de Manuel Torre

Containers

“Água do rio Managhat na Turquia vai para o Mar Mediterrâneo de onde Israel toma 5 mil ‘cum’ diários os quais paga à Turquia. “A China está comprando água dos glaciais canadenses enquanto na Noruega, uma companhia de navegação oferece soluções de transporte de água usando containers de politileno de 2.000 toneladas.”

Comentário de binayak@cseindia.org




Mestrado em Recursos Hídricos deve fortalecer gestão em todo o país.

Edição Nº
Periodo: // a //

-
-
-

Vários casos
“Há vários casos de transferências de Água ao redor do mundo. Você deve ter visto a recente negociação entre México-Estados Unidos nos noticiários, que não é exatamente sobre transferência, mas mais um “trade”, uma negociação e um débito.
“Há transferências de água dentro dos Estados Unidos, especialmente para os lados da Califórnia. Se me recordo corretamente, uma companhia da Califórnia está tentando vender água para cidades do CA.

“Singapura-Malásia é um outro exemplo de transferência e negociação de água entre 2 países.
“Em nossa revista (Hydroplus), teremos uma matéria sobre esse assunto no próximo dezembro.”
Comentário de Pascale Peignen-Séraline -p.peignen@victoires-editions.fr.

Tradução: Maria do Carmo Zinato - mariacz@ces.fau.edu
Fonte:Fonte d´Água:http://www.ces.fau.edu.




..............................................................................................................................................................................................

2011© Águaonline copyright. Todos os direitos reservados.
Editora: Jornalista Cecy Oliveira